Como vacinar seu cão?

As principais doenças que podem acometer os cães, as quais necessitam de vacinação são: Cinomose, Hepatite Infecciosa, Parvovirose, Parainfluenza, Leptospirose Canina, Tosse dos Canis e Raiva.

Os nossos bichanos precisam estar saudáveis para serem vacinados, pois a vacina necessita de um organismo com sistema imunológico integro.

A raiva possui uma vacina específica para imunizar o animal contra a doença, a sua primeira dose é dada as 12 semanas de vida do animal, juntamente com a terceira dose da vacina polivalente. Depois disso, deve-se repetir a vacina anualmente.

Cinomose, Hepatite Infecciosa, Parvovirose, Parainfluenza e Leptospirose Canina são prevenidas com a aplicação da vacina polivalente. A mesma deve ser iniciada na sexta semana de vida do animal, com a segunda dose na oitava semana e a terceira dose na decima segunda semana de vida.

Após completar o esquema quando filhote, a vacina deve ser reaplicada anualmente.

A tosse dos canis, assim como a raiva, possui vacina específica para prevenção da doença. Existem 2 tipos disponíveis no mercado dessa vacina, uma na forma injetável (com revacinação semestral) e outra na forma intranasal (gotinhas na narina), essa última necessitando de apenas uma dose, com revacinação anual.

Lembrando que este é o protocolo básico vacinal, considerando um animal levado ao veterinário ainda filhote. Esse protocolo é ajustado pelo Médico Veterinário a cada caso, de acordo com as necessidades do seu cãozinho.