Check up em cães e gatos

Todos nós, em determinada idade, passamos a fazer exames e consultas médicas mais recorrentes para termos certeza de que nossa saúde está ok. Os animais, por terem um período de vida menor do que a gente, devem passar por consultas anuais desde sempre, mesmo que estejam aparentemente saudáveis.

Por que meu animal deve fazer check up todo o ano?

Devido ao fato de viverem menos do que o homem, cada ano de vida do animal equivale a, aproximadamente, 7 anos humanos. Por isso, trabalhar com a medicina preventiva se torna uma ótima forma de aumentar o tempo de vida de seu animal, com qualidade.
Muitas vezes, sintomas de doenças em estágios iniciais passam despercebidos pelos tutores de cães e gatos, que podem notar alguma doença apenas quando esta já está em um estágio avançado da enfermidade.

O que é o check up? O que é avaliado?

É uma consulta veterinária na qual as vacinas são colocadas em dia, já que muitas das vacinas que nossos pets precisam tomar não possuem dose única e, portanto, não podem ser tomadas apenas uma vez na vida. Além disso, o animal passa, no check up, por uma anamnese, avaliação física e, em alguns casos, exames laboratoriais para garantir que ele esteja saudável.

Anamnese:

Na anamnese serão investigados sinais comportamentais, frequência do cio, hábitos alimentares, quantidade de água ingerida, passeio e animais contactantes.

Exame físico:

No exame físico são avaliados: pele, presença de pulgas e carrapatos, ouvidos, saúde bucal, auscultação cardíaca e pulmonar e medição da pressão arterial.

Exames laboratoriais:

Os exames laboratoriais mais solicitados em um check up são hemograma e avaliação das funções dos rins e fígado. A escolha do exame varia de acordo com a idade de cada animal.

Vermífugo:

A vermifugação também será colocada em dia. Ela deve ser feita a cada seis meses nos animais que frequentam a rua e, caso esteja desatualizada, é possível, através dos exames, identificar se o animal está ou não com vermes.

Se após o check up e resultado dos exames o veterinário notar alguma alteração, será feita a orientação e agendamento de um retorno para garantir a melhora do paciente.

Doenças que podem passar despercebidas pelos proprietários:

• Alergias, muitas vezes alimentares
  • Artrites/artroses
  • Câncer, principalmente animais acima de 8 anos e não castrados e gatos de vida livre.
  • Cistite
  • Doenças cardiovasculares
  • Doenças endócrinas como hipotiroidismo (em cães), hipertiroidismo (em gatos) ediabetes.
  • Doenças periodontais (o tártaro, além de causar mau cheiro na boca, também é fonte de infecção bacteriana)
  • Doenças renais, especialmente em gatos acima de 8 anos.
  • Obesidade
  • Otite, ou seja, inflamação ou infecção do conduto auditivo (saiba mais sobre a otite canina e felina aqui)
  • Vermes

Se você ama seu animal, não se esqueça de marcar todo o ano o check up com seu veterinário de confiança!

Fonte: http://dicas.petlove.com.br/