10 dicas para correr com o seu cão

1) Não é preciso ter um cão de corrida para poder acompanhá-lo. Embora algumas raças sejam mais aptas para a atividade, a maioria dos cães, independente do porte, pode realizar um treino.

2) Somente após a liberação do Médico Veterinário que você pode começar a planejar o passeio.

3) Se o seu amigo for de grande porte, será indispensável o uso de uma guia curta de condução. Algumas raças, como mastim napolitano, pit bull e rottwiller, devem utilizar também enforcador e focinheira para andar em lugares públicos, segundo uma lei de 2004.

4) Comece gradativamente

5) Para correr com cachorro é preciso ficar sempre atento ao nível de cansaço do animal. Desde que o animal tenha saúde e o dono bom senso, é possível correr com seu cachorro todos os dias.

6) Nos dias mais quentes, é preciso se atentar ao horário que vocês sairão para se exercitar. O ideal é iniciar o mais cedo possível para evitar que o pet sofra hipertermia.

7) Se perceber que o sol está muito forte, coloque a palma da mão no chão para checar a temperatura do piso.

8) Tanto corredor quanto cachorro não devem sair de casa sem filtro solar. Já existem no mercado protetores específicos para o animal, que são indispensáveis, principalmente, para as raças de pele muito branca.

9) Os cachorros não liberam calor como os humanos. Eles “transpiram” por meio da respiração. Portanto, se perceber que seu animal está muito ofegante, diminua o ritmo ou faça uma pausa.

10) Para correr com cachorro é preciso estar atento à sua hidratação.Além disso, caso o animal precise parar para fazer necessidades, tenha paciência e respeite essas pausas.