Prevenção como combate ao câncer em animais de companhia

O câncer já é a principal causa de morte de cães e gatos nos países desenvolvidos. Os números parecem indicar que em breve esta será também a principal causa de morte dos animais de companhia no Brasil. 1 em cada 4 cães morrem devido ao câncer; 50 % dos cães e 30-35% dos gatos irão ter algum tipo de neoplasia ao longo de suas vidas; 50% dos cães com mais de 10 anos de idade morrem devido ao câncer.

Nossos animais vivem mais hoje do que há tempos atrás; a maior incidência de câncer em cães e gatos esta ligada ao aumento da longevidade. Somam-se a isso fatores ambientais, fatores genéticos, desenvolvimento da tecnologia diagnóstica e chegamos à explicação do aumento no numero de casos de câncer no dia a dia da medicina veterinária.

O câncer de mama nos cães é o tipo de tumor canino mais comum no país, e 2º mais comum em gatas.

Sabendo disso o que podemos fazer?

Prevenção é a palavra chave no combate ao câncer nos nossos animais de companhia. Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, semelhantes às veiculadas para os humanos, já existem para os nossos pets e tem como objetivo mostrar à população, a presença desses tipos de câncer não somente em mulheres e homens, mas também nos animais. Diagnóstico precoce é a nossa meta!

Fêmeas adultas com mais de 5 anos de idade são as mais acometidas.

Palpe as mamas do seu animal ao menos 1 vez por mês. Procure caroços do tamanho de uma ervilha, nódulos firmes, aumento de tamanho. Esse afago vale uma vida!

Não utilize anticoncepcional sem acompanhamento do médico veterinário.

Realize a castração precoce. Fêmeas não castradas têm 26% de probabilidade de desenvolver um tumor maligno na mama; se a castração for realizada antes do primeiro cio, entre 5 e 9 meses de idade, este índice cai para 0,5 %.

Mantenha o animal no seu peso ideal. Evite a obesidade.

Leve com rotina seu animal ao médico veterinário. Procure sempre orientações. Nossos amigos agradecem.

Dr. Plinio Araujo

CRMV/RJ 8070

Médico veterinário especializado em oncologia.