adorable-animal-breed-374906

PARVOVIROSE CANINA: SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA

A Parvovirose canina é uma das doenças mais comuns em cachorros, além de ser altamente contagiosa. Por isso, conversamos um pouco com nossa veterinária Aline Violante (CRMV -13296 ) para entendermos sobre essa doença.

ENTENDA O CASO

“A Parvovirose é uma doença causada pelo vírus parvovírus que acomete somente cães, principalmente jovens. Ou seja, que possuem menos de 6 meses de idade.” Explica Aline.

A doença é contraída quando o animal entra em contato direto com as fezes contaminadas pelo vírus ou de forma indireta por algum vetor (roedores, sola de sapato, etc).

SINTOMAS

  • Prostração;
  • Vômitos;
  • Diarreia (que pode se com sangue ou não);
  • Dor abdominal;
  • Febre (em alguns casos).

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

“Por ser uma doença viral, o ideal para a prevenção é a vacinação. Na primo-vacinação, ou seja, durante a vacinação inicial em filhotes. Somente após a terceira dose da vacina, o animal pode ter acesso a rua. Realizar a manutenção vacinal anual, também é de suma importância.” Afirma Aline.

O tratamento pode variar de acordo com a apresentação da doença. Recomendamos sempre procurar o médico veterinário para uma avalição clínica e exames diagnósticos.

Se você não vacinou seu pet contra a doença, ainda dá tempo!
Traga-o em uma das unidades do HPMV que seu pet terá o tratamento adequado.

Unidade Padre Miguel
Rua Professor Clemente Ferreira, 06

Unidade Campo Grande
Avenida Cesario de Melo, 3826

Unidade Barra da Tijuca
Av. Ayrton Senna, 4701 – Sala 134