cat-2088248_1920

VIBRISSAS: O BIGODE DOS GATOS

Os gatos possuem características peculiares e uma delas são os grandes bigodes. Mas você sabia que esse bigode é de suma importância para o felino? A nossa veterinária Angélica (CRMV-) conversou conosco e nos explicou para que servem as vibrissas (bigodes).

“As vibrissas (bigode) funcionam como um “radar”, pois estão ligadas aos nervos faciais. Ele age como um sensor, como se fosse uma antena que capta movimentos e em ambientes escuros ajudam o animal a detectar objetos.” Relatou Angélica.

Existe uma quantidade específica de vibrissas?

Não existe um número exato de vibrissas que um gato deve ter. A média é de 12 vibrissas de cada lado. Geralmente se distribuem em fileiras harmônicas e bem divididas. Além do focinho, é possível encontrar os pelos acima dos olhos, queixos e também nas patas dianteiras.

Bigodes pela casa

Fique tranquilo! Isso é normal. Os pelos se renovam e é natural que algumas vibrissas caiam para que surjam novas. Porém, a troca das vibrissas é um evento que não deve ser considerado corriqueiro, como a troca de pelugem, por exemplo.

NADA DE APARAR O BIGODE!

Nunca devemos cortar os bigodes de um felino! Isso, além de estressar muito os gatos, dificulta que seu animal avalie posições na hora de saltar e até uma certa dificuldade em andar em linha reta. As vibrissas são como uma bússola para os felinos!

Os bigodes podem trocar de cor?

Sim, principalmente quando o felino vai ficando mais velho.

Você sabia que as vibrissas ajudam na visão dos gatos?

Os gatos não tem a melhor visão do reino animal principalmente com objetos que se encontram a mais de 30cm de distância deles.

Quanto mais comprido for o bigode do gato, é melhor para o felino. Em ambientes com visão limitada, eles esticam os bigodes que agem captando estímulos que auxiliam na visão.

Curiosidades

  • Você sabia que o gato não gosta de encostar suas vibrissas na ração? Por isso, se seu gato tirar a ração do pote e preferir comer no chão, é sinal de que você precisa comprar um potinho maior pra ele 😉
  • Gatos não gostam de molhar seu bigodes. Por isso, preferem beber água em fontes ou torneiras. Já experimentou dar água pro seu gatinho assim?
  • O maior bigode de gato já visto foi de 19 cm e pertencia a um felino da raça Maine Coon.

Como vimos, as vibrissas são de suma importância para o bem estar do felino.

As vibrissas, são encontradas em quase todos os mamíferos, como por exemplo focas, leões marinhos e lontras.