cuide-bem-hpmv

ABRIL LARANJA: MÊS DE COMBATE CONTRA OS MAUS TRATOS ANIMAIS

A bandeira contra a crueldade com os animais deve ser levantada diariamente. Mas, Abril é considerado o mês dedicado ao combate deste crime. Sim, é CRIME maltratar ou abandonar animais domésticos, silvestres ou exóticos.

A campanha é uma iniciativa da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA, sigla em inglês). O símbolo da campanha é uma fita laranja, como ocorre nas campanhas humanitárias como, por exemplo: outubro rosa.

Nós, enquanto instituição veterinária não podemos não aderir a causa. No Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem cerca de 30 milhões de animais abandonados. Sendo, 20 milhões de cachorros e 10 milhões de gatos.

Maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal, prevê o crime de abandono de animais.

Você pode ajudar denunciando! Basta entrar em contato com a central 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro ou notificar delegacias de polícia e de meio ambiente ou promotorias de justiça