OUTUBRO ROSA PET
QUEM AMA PREVInE

LEVE SEU PET AO VETERINÁRIO!
Ligue Agora 21 3180.0154!

Uma iniciativa do Hospital Popular de Medicina Veterinária.

Inscreva-se na nossa newsletter
e fique por dentro de todas as novidades!

PRESTE ATENÇÃO!

VOCÊ SABIA QUE OS PETS TAMBÉM PODEM TER CÂNCER DE MAMA? VEJA COMO EVITAR, DIAGNOSTICAR E TRATAR!

QUANDO FOREM BRINCAR COM SEUS PETS, APALPEM ELE, DA MESMA FORMA QUE NÓS, HUMANOS, FAZEMOS. VEJAM SE AO TOCA-LOS ELES RECLAMAM, SENTINDO ALGO DIFERENTE. OBSERVEM SE HÁ UM CAROÇO OU UM NÓDULO. É PRECISO REALIZAR TODOS OS EXAMES PERIÓDICOS SOLICITADOS PELO VETERINÁRIO, É NO DISGNÓSTICO PRECOCE DA DOENÇA QUE PRECISAMOS AGIR. QUANDO O TRATAMENTO É PRECOCE, AS CHANCES DE CURA AUMENTAM EM 90%.

AS 3 PRINCIPAIS CAUSAS DE CÂNCER NOS PETS

EXISTEM TRÊS FATORES PRINCIPAIS ENVOLVIDOS NO APARECIMENTO DE TUMORES EM GATAS E CADELAS:

... ...

O USO DE ANTICONCEPCIONAIS

Existe uma relação direta com a doença, sendo fortemente contraindicados. É muito comum as pessoas comprarem esses medicamentos em casas de ração, pet shops e lojas do gênero. São normalmente vendidas sem prescrição e costumam ser baratos. Existem os comprimidos e as injeções, sendo a última a mais comum de todas. Esses medicamentos reduzem os estímulos sexuais do animal e alguns incômodos como os sangramentos das cadelas no período de cio.

Há quem aplique quando o animal já esta no cio ou até mesmo quando as fêmeas já estão grávidas. No caso de já estarem gestantes é comum que os fetos morram no útero e o tutor só vai observar quando houver uma infecção grave, colocando assim, até a vida do próprio animal em risco.

Além de todo o perigo citado acima, o uso de anticoncepcionais pode causar câncer de mama, tumores no útero e ovários, infecções uterinas, predisposição a doenças endócrinas, podem provocar resistência insulínica provocando assim diabetes, dentre outros problemas como ausência de pelos ou descoloração do mesmo no local.


A NÃO CASTRAÇÃO

Estudos já confirmam que a castração precoce é o procedimento mais indicado na prevenção do tumor. A castração antes do primeiro cio diminuiu para 0,5% a chance de desenvolver tumor de mama em cadelas. Entre o primeiro e segundo cio, a chance aumenta para 8% e, depois do segundo cio, para 26%.

Além desses altos índices de possibilidade de câncer, a castração também evita os filhotes indesejados e muitos animais abandonados.

... ...
...

OBESIDADE

O controle de peso também ajuda na prevenção de diversos cânceres. Se seu pequeno tem tendência a engordar, siga essas dicas:

• Procure primeiro saber o motivo do ganho do peso, para isso vá ao veterinário;
• Realize os exames solicitados pelo médico;
• Não dê seu alimento ao seu pet. A ração é o alimento mais completo que existe para seu peludinho;
• Se necessário troque a ração. No mercado existem dezenas de tipos de ração: light, para animais obesos, castrados e etc. Converse com seu médico e veja qual a melhor para o seu pequeno;
• Caso faça muita questão de oferecer petiscos ao seu cachorro e não queira um industrializado, existem petiscos naturais que você pode oferecer ao seu cão. Os petiscos naturais não substituem a ração.

Principais Dúvidas

As cadelas não castradas apresentam uma probabilidade de 50% de desenvolverem tumor de mama. Já as gatas tem uma probabilidade de somente 25%, porém, nas gatas, a probabilidade do tumor ser maligno é muito maior.

Nas fêmeas sabemos que os hormônios sexuais (estrógeno e progesterona) assim como os pituitários (hormônio de crescimento e prolactina) tem ação nas células do tecido mamário com estimulação da atividade proliferativa e secretória. Assim é esperado que as fêmeas que apresentam uma quantidade maior de tecido mamário que os machos, assim como a conjunção de todos esses hormônios, apresentem uma probabilidade maior de desenvolver câncer de mama..

As fêmeas não castradas têm na produção de hormônios (prolactina, estrógeno e progesterona) os estímulos necessários à atividade proliferativa e secretória do tecido mamário e consequentemente aumenta o risco do aparecimento de células tumorais. O anticoncepcional, por se tratar de hormônios sintéticos (progesterona e estrógeno) tem essa mesma ação. Já nos machos a falta desses hormônios, e o menor número de células de tecido mamário são os fatores atenuantes ao surgimento do câncer mamário.

Unidade Campo Grande - Avenida Cesário de Melo, 3826 - Rio de Janeiro - Funcionamento de 8:00 às 23:59.

Unidade Realengo - Prof. Clemente Ferreira, 6 - Rio de Janeiro - Funcionamento de 8:00 às 23:59.

Unidade Barra da Tijuca 24 Horas - Avenida Ayrton Senna, 4701 - Shopping Station Mall - Loja 133/134 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - Funcionamento 24 Horas - Estacionamento Gratuito!

Nosso Hospital

Conheça um pouco mais de nossa estrutura!

Inscreva-se em nossa Newsletter

E fique por dentro das novidades!

Fale conosco!

Deixe sua mensagem! Ela é super importante para nós!

We have received your mail, We will get back to you soon!

Sorry, Message could not send! Please try again.

Prof. Clemente Ferreira, 6 - Padre Miguel
Rio de Janeiro - RJ

contato@hospitalpopularveterinario.com.br

21 3180.0154 - Central de Atendimento