.
O Dia Mundial do Coração é comemorado no dia 29 de setembro. A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares, que são a maior causa de morte no mundo.
Os pets também podem sofrer com problemas cardíacos. De acordo com o CRMV-SP, estima-se que 85% dos cachorros acima de 13 anos são acometidos por doenças cardíacas. Já entre os gatos, a principal condição que acomete os felinos domésticos é a cardiomiopatia hipertrófica, doença que causa um espessamento no músculo cardíaco prejudicando o fluxo sanguíneo.
Sinais de alerta
Os problemas no coração muitas vezes são silenciosos, ou seja, os sinais clínicos demoram para aparecer. As principais manifestações que o pet pode apresentar são:
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Os exames de rotina feitos por um médico veterinário são primordiais, já que uma simples avaliação dos batimentos cardíacos do pet pode identificar alguma alteração.
Para prevenir as doenças cardíacas, é importante manter o pet com uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o excesso de peso.
Não deixe de cuidar da saúde do coração do seu pet! Agenda uma consulta, aqui